sábado, outubro 07, 2006

Preparativos...

Vistos...passagens(orfãos da Varig)...hoteis....transfers...guias...mapas...
Nestas horas, somente Santa Odila(GAP Turismo) protetora da boa viagem e defensora do turista de última hora, para conseguir uma passagem para Moscou via Munique, com precinho para lá de camarada.

Quatro idiomas...Seis moedas...
Poucas pessoas falam inglês na Rússia, então resolvemos aprender o "kit básico" para sobreviver: "Procura-se uma professora de russo!!!"

O "acaso" nos apresentou Elena, que ensina não somente o idioma, com muita arte, mas também a arte russa, com um lindo sotaque português. Спасибо!!!

Aprendi também: que a alma possui geografia, que o ponto final deve entrar em desuso (falamos com exclamação!!) e que em caso de frio intenso o melhor líquido para colocar no reservatório do limpador de para-brisa é a vodka de 2ª categoria!!!

Sil

Vamos para a Letonia!!!!

Mas.....já que....
é tão perto ... da Rússia...da Estônia...da Lituania...
Vamos também... :)

sexta-feira, outubro 06, 2006

A Letonia - Um pouco de história e geografia

Capital: Riga.
Idioma: Letão (Latvian) oficial, e russo.
Composição: letões 52%, russos 34%, bielo-russos 5%(creio que a família Belruss tenha ligação com este grupo), ucranianos 3%, poloneses 2%, outros 4% (1996).
Sua capital, Riga, já foi conhecida como a Paris da região báltica, graças à beleza do seu centro histórico, onde se misturam construções medievais e prédios art-nouveau.
A Letônia, ex-república soviética, tornou-se independente com a desagregação da URSS, em 1991. O país tem população heterogênea, em que os nativos - apenas 52% dos habitantes - convivem com 34% de russos e várias minorias eslavas.

História
Vikings, russos, suecos e alemães invadem a região entre os séculos IX e XII. O cristianismo é imposto à força pelos alemães às tribos locais, reduzidas à servidão.
O domínio alemão sobre a Confederação Livoniana (Estônia, Letônia e Lituânia) prolonga-se por três séculos, até que a extinção da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, em 1561, leva ao seu desmembramento.
A Letônia cai, então, sob domínio polonês e depois sueco, antes de ser incorporada ao Império Russo no século XVIII.

Em 18/11/1918, aproveitando a derrocada do Império Russo durante a I Guerra Mundial e as dificuldades enfrentadas pelo novo regime soviético, o Conselho Nacional letão proclama em Riga a independência do país. Em 1934 instala-se o regime autoritário dirigido por Karlis Ulmanis.
Em 1940, nas manobras iniciais da II Guerra Mundial, a URSS invade a Letônia, como conseqüência de um acordo entre os chanceleres Molotov e Ribbentropp, referente à partilha de vastas regiões do Leste Europeu entre a URSS e a Alemanha nazista.
No decorrer da guerra, o país é ocupado pela Alemanha nazista, de 1941 a 1944. Em 1945, com a derrota alemã, a Letônia volta a fazer parte da URSS.

Centenas de milhares de camponeses são removidos de suas terras, presos, deportados ou executados. O governo soviético instala grande número de imigrantes russos no país.
Em 1987, durante o governo reformista de Mikhail Gorbatchov, surgem em Riga as primeiras manifestações de massa contra o domínio soviético. A Frente Popular, criada no ano seguinte a partir da união de diferentes grupos políticos, conquista, em 1989, ampla vitória nas eleições legislativas, com sua proposta de transição para a independência.
Esta é proclamada no dia 21/08/1991. Ressentimentos étnicos exprimem-se na Lei da Cidadania, aprovada em outubro. Ela só concede cidadania a quem comprovar 16 anos de residência no país, o que exclui grande parcela dos moradores de origem russa.
Em setembro de 1994, os últimos soldados russos retiram-se do país...



As raízes...



Meus avós paternos vieram da Letonia no início do séc XX depois da 1ª Guerra Mundial.
A família da minha avó veio por motivos religiosos e se instalou em Varpa no interior de São Paulo, uma colônia leta bastante peculiar (link).


Já a família do meu avô veio não sei bem porquê, mas acredito que fugiam da guerra que se anunciava.
Sil