sexta-feira, outubro 20, 2006

O trem



A viagem de trem entre Moscou e São Petersburgo foi muito agradável o trem é bastante confortável e "ganhamos"até um chazinho.Na estação encontramos com a nossa guia russa que só falava francês,a mesma que falou, digo gesticulou, que estava tudo certo com nossas reservas no Kocmoc.
Ela estava bastante chateada que o nosso checkout antecipado", se desculpou muito e fez questão que aceitassemos um presente como desculpas: uma champagne russa e um doce :).
O doce já foi, a champagne esta esperando acabar o meu antibiótico. hehehe
A paisagem é totalmente plana e a luz do final de tarde espetacular, na maior parte do tempo o que vemos são grandes áreas vazias e pequenas vilas e pólos industriais.

Uma venda perdida

O vendedor de gorrinhos perdeu uma venda quando apresentou a melhor qualidade do seu produto: ser feito de pele de raposa polar!

Preço 1.300 Rubros(R$130,00), ok:



Ser feito de pele de Raposa polar!!! urghhhh







Mais Moscow

Bom, tinha prometido colocar um post sobre St Petersburg, mas Moscow continua rondando a minha mente. Não sou bom de história, mas pelo que sei, Moscow cresceu e se glorificou por causa do regime Soviético equando esse caiu ela teve que buscar uma nova identidade ... e ainda não achou!

Isso não acontece em ST Petersburg, que simplesmente está voltando ao seu ritmos de antes de 1917 ... sei lá.

Amanhã saimos da Rússia e começamos a parte dos Balticos. Quem sabe começo acolocar fotos de St Petersburg.


[]'s
Ed

quinta-feira, outubro 19, 2006

Obrigada pelos comentários!!!!
É muito bom saber que vocês estão acompanhando.
Desculpem não responder a cada um, mas nossa conexão além de não ser boa é uma fortuna: US$ 12 a hora!!!!
Bjs gelados russos

Sharapova (respondendo para o Magrão)


Tenho que admitir....
As russas além de muiiiiiiito bonitas são muiiiiiito elegantes.
Elegância que, além de não compartilhar (guarda roupa de turista não é lá a última moda de Milão:) ), passo mal só de ver.
Enquanto a brasileira que vos fala veste uma meia-calça de lã por baixo de uma calça (tb de lã) e um longo e pesado casaco por cima com uma bota que mais parece um coturno, a mulherada anda de minisaia (é isso mesmo hehehe) com meia fina (aquela que dá para ver a pele) e botas de salto alto e fino.

Agora, algumas forçam um pouco.....

quarta-feira, outubro 18, 2006

Moscow X St Petersburg - A versão russa de SP x RJ

Pois é ... só que muito mais exagerado tanto para os pontos positivos quantopara os negativos!

Como já disse, Moscow é uma cidade muito difícil de entender e de se lidar, mas ela se mostra linda em seus detalhes depois que você consegue aprender e aceitar os seus desafios, infelizmente não deu tempo nesta viagem. As pessoas correm e te atropelam, os sistemas são caóticos (transporte, hotelaria, comércio etc) as suas regras não são claras e, principalmente, a presença do sistema soviético é uma alma pesada que cobra a sua morte a cada dia.

St Petersburg te recebe quase que com os braços abertos, principalmente se a Alina Maltseva estiver te esperando. A Ana Lucia (nossa amiga do Rio deJaneiro) não sabe, mas ela tem uma irmã gemea nascida na Sibéria com a mesma simpatia atrapalhada e deliciosa de receber bem e nos deixar a vontade que apenas uma carioca sabe como fazer. Esta cidade respira negócios, mas sempre feitos de uma forma tranquila. Tem o seu passado imperial cheio de glória e simbolos muito fortes e ricos (em todos os sentidos). É uma cidade completa e leve ... que sorri com muita sinceridade.

Bom, vocês me contem se isso não tem a cara da nossa disputa nacional

Neste post, apenas fotos de Moscow. St Petersburg fica para amanhã.
[]'s
Ed

PS: Muito obrigado pelos comentários e e-mails ... como faço para responder????





Essa é a cara de Moscow: reconstrução em cima da história












É triste ver um simbolo sofrendo nas ruas:

Mesmo na correria do Metro, um tempo para um beijo:

Sobre o Nicolai

Nicolai é um moscovita, filho da Lena, que veio junto com a abertura política e de mercado do fim da URSS. Um grande coração e um poço de curiosidade e sede de saber maiores ainda.

Moscou não é uma cidade fácil, ela não te recebe de braços abertos e Nicolai conhece disso e não tenta disfarçar ... afinal ele sabe que a conquista mais gostosa é das coisas mais difíceis ... são as que produzem os frutos mais gostosos!

Nicolai ainda não sabe direito, mas ele é um grande fotógrafo, tem um olhar maravilhoso e ácido (confiram as duas fotos dele neste post). Para os puristas da fotografia ele é um grande pecado ("pra que usar cromo para saturar, faz no PS?") mas na verdade ele é pura criatividade em sua composição crítica e pesada.

Dei um presente que se apresentou como um desafio a ele: um Velvia 100. Não vejo a hora de ver o fruto desta provocação quando encontrá-lo novamente!

[]'sEd

terça-feira, outubro 17, 2006

Да свидания москва!!!!!!

Saímos hoje para São Petersburgo.
Vamos de trem e só devemos chegar às 10 da noite.
De Moscou levamos o gostinho de quero mais e a alegria de ter conhecido Nicolai, que nos mostrou sua cidade com muito carinho e dedicação.
болшое спасибо !!!!

Ps: Flávia, infelizmente não deu tempo de encontrar com a katherine :(

Algumas fotos...

G.U.M. - Um shopping com as grandes griffes mundiais na Praça Vermelha, no segundo plano o mausoleo do Lenin.
Ontem amanheceu assim..... -1 C... congelando.... :)

Convento Novendirsk (acho que não é assim que se escreve mas...)


No sábado encontramos muitas noivas em vários pontos turísticos.
O guia nos disse que o costume é casar no civil, depois colocar o
vestido e tirar sair para tirar fotos. O casamento na igreja só feito alguns
meses depois, por recomendação da propria igreja, para que morem
juntos por um tempo e tenham certeza que é isto que querem, já
que a igreja não reconhece o divorcio.



domingo, outubro 15, 2006

Sem voz...mas digitando!!!

Enfim Moskva!!!!!

O aeroporto não é tão feio e o processo de entrada foi muito mais tranquilo do que imaginvamos.

Pegamos o horário do rush e um baita engarrafamento, nada melhor para fazer paulista se sentir em casa. hehehe

É outono, as árvores estão amarelando, a paisagem fica com uma mistura de tons de verde e dourado lindíssima!!!Aqui tudo é grande e amplo....um horizonte imenso. é impossível não se sentir pequeno.

Para quem até estudou russo para poder se comunicar com os locais chegar aqui sem voz é quase um castigo. :(

A viagem foi muito cansativa e com 7 horas a mais de fuso não teve jeito, bateu o jet-lag. O Ed tem fome o dia inteiro e eu esqueço de comer.

Amanhã colocarei as primeiras fotos...

Para Flavia: Notícias da Katherine??? Já estou de olho na bananada.rsrsr

Para mãe: Fica tranquila, já falei com médico, estou tomando o Cipro e melhorando aos poucos. Já tenho prática em ficar doente longe de casa. :)

Comeco tumultuado

Ficamos um tempo sem colocar nada no blog pois como o titulo do post diz: tudo foi muito tumultuado. Aprendi uma coisa importante por aqui: tudo precisa de autorizacao.

A viagem foi bem cansativa, principalmente para a Sil que ja saiu de Sao Paulo doente, mas tudo deu certo com as conexoes, principalmente quando vimos as nossas malas embarcando no aviao de Dusseldorf para Moscow, assistimos de camarote a cena maravilhosa.

Chegamos no aeroporto de Moscow, sem nenhum problema para desembarcar e passar pelo controle de imigracao. O motorista estava nos esperando como combinado e nos trouxe para o hotel, aqui a Marina, que nao fala nem Ingles e muito menos Portugues, estava nos esperando com a sua mistura de Russo com Frances. Neste momento que percebi que algo estava errado, pois houve muita discussao entre ela e a recepcionista, mas a Marina nos garantiu que estava tudo bem.

A Silvia continuava com a garganta ruim e com muito catarro, as vezes com um pouco de febre. Mas ela estava melhorando.

No Sabado encontrei com o nosso guia Russo que falava Portugues. Contei a ele que havia algum problema com a data de saida do cartao do hotel, pois marcava dia 16 ao inves de 17. Ele foi muito prestativo e conversou com a recepcionista e ligou para a Marina, realmente havia um problema com a reserva, mas "tudo vai estar resolvido quando voces voltarem" .... alguem aqui acha que sim???? kkkkkk

Encotramos com o Nicolai, filho da Lena ... mas esse encontro merece um post especial.

A agitacao do Sabado fez a Silvia piorar no Domingo, entao resolvemos nao sair do hotel. Infelizmente tivemos que desmarcar o passeio com o Nicolai.

O problema do hotel continua sem solucao, mas fiz uma reserva do nosso quarto para mais uma noite.

Bom, agora vou tentar saber o que vai acontecer conosco e voltar ao quarto para ver se a Silvia melhorou.

Fotos??? Quase nada.

[]'s
Ed