sábado, outubro 28, 2006

Riga e a sua alma

obs: esse post nao possui assentos :)

Quando estavamos em Tallim as pessoas comentavam que Riga era uma cidade muito melhor e que iriamos gostar muito pois era mais moderna.

Pois quando chegamos na rodoviaria perto do centro velho, a alma de Riga se mostrou. Ela eh uma senhora sofrida e cheia de cicatrizes como as camponesas que vimos em fotos em seu museu e ela faz questao de deixar isso bem claro! Os restos do seu passado medieval estao distruidos e enterrados pelos dominadores Russos (pos e pre era Sovietica) e Alemaes. Nao existe um sorriso convidando para conhecer a sua historia, como acontece em Tallim, no lugar voce recebe uma mao, que poderia ser de uma das senhoras que pedem esmolas na rodoviaria, que te guia pelas suas feridas transformadas em ruas em reconstrucao.

Enteressante que, apesar de nada estar pronto em Riga, a sua memoria se mantem em museus que mais parecem poroes sem nenhuma identificacao, o seu acervo eh mais importante do que o predio que o abriga. "A cultura Leta eh mais importante!" como diz a nossa guia.

A Letonia ficou reduzida a um terco da sua populacao apos a II Grande Guerra, so que o pos guerra nao foi de recuperacao como em outros paises europeus, mas sim de mais sofrimento. Os seus jovens foram mandados para os Gulags e a ocupacao sovietica comecou a cobrar os seus impostos.

Interessante que isso ocorreu na Estonia tambem, mas la esse peso parece ter sido "colocado" em outro canto, pelo menos nao muito perto dos turistas.

A guia que estava conosco durante o passeio para fora de Riga deixava claro o tempo todo cada detalhe do peso que foi a dominacao sovietica, a ponto de nao conseguir entender porque estavamos interessados em conhecer o memorial do campo de concentracao judeu que os nazistas mantinham perto da cidade: "por que conhecer esse lugar? Aconteceram coisas tao terriveis com o povo da Letonia e nao existem monumentos a isso" Ela se engana, o centro de Riga e seus museos fazem esse papel muito bem.

[]'s
Ed

Coisas estranhas

Pois é, depois de tanto tempo viajando as coisas ficam estranhas e você percebe isso quando:


  • Começa a achar 10 C um calorzinho legal
  • Começa a ficar aliviado quando alguém fala russo ao seu lado e dá para entender 1%
  • Só consegue perceber o valor do dinheiro quando calcula quantos expressos vai conseguir comprar
  • Começa a entender como funcionam as torradeiras no café da manhã (cada lugar é de um jeito)
  • Acha a atendende que nem olha na sua cara muito simpática por ter falado apenas boa tarde
  • Quando a CNN é um bom canal para assistir
  • Come o que não queria pois foi a única coisa que conseguiu pedir
  • Tem vontade de se matar por causa da malha que vc trouxe furou
  • Quando o MacDonalds parece um porto seguro
  • O cardápio italiano é o mais fácil de entender

[]'s

Ed

sexta-feira, outubro 27, 2006

Hermitage


O Hermitage é um capítulo a parte.
Imenso e a fila para entrar também.
Na verdade a fila é só para guardar o casaco.
Como só tínhamos uma tarde, escolhemos algumas salas ...

Em cada sala existe uma senhora sempre disposta a perguntar se pagamos a taxa para fotografar. Acho que elas também fazem parte do acervo ...

quinta-feira, outubro 26, 2006

Foto de São Petersburgo

Nem todas as placas são universais....(Pega ladrão???)
Existem vaaaaarios.....inclusive um bem em frente ao Kremilin.
No quesito embriagues os russos são profissionais!

Tirando o atraso....

Desculpem a ausência.
Sei que pode parecer absurdo, mas andei ocupada com o trabalho.
Sim, após sair do Brasil aprovei dois projetos.
Mas tudo está bem encaminhado e, tirando o fato que quando esqueço o celular ligado recebo ligações de clientes a 1 da madrugada :( , estou conseguindo tirara vantagem das 6 horas de diferença.
Bjs
Sil

Fotos de St Petersburg

Olá, ainda estamos em Riga, mas como estou em dívida em relação a fotos, vou mandar algumas de St Petersburg:

St Petersbburg é linda até em poças d'agua


Esse foi o canhão do encouraçado Aurora que começou a revolução socialista na Russia em 1917. Agora, o que eles têm contra a Samsung?


Essa é a Igreja do Sangue Sagrado. Ela tem o mais lindo conjunto de mosaicos ... os azarados aqui foram visitar exatamente no dia que estavam fechados .....


Bom, fica agora faltando as fotos de Tallim ... a cidade fofinha!

[]'s

Ed

segunda-feira, outubro 23, 2006

Chegamos em Riga

Olá todos,

Agora estamos diretamente de Riga em um hotel que era um antigo convento do Sec XIII. Esse hotel é muito simples porém diferente, pois é um complexo com uns 5 pequenos predios de, no máximo 3 andares cada, um páteo com lojas e restaurantes ... tudo muito bucólico. Mas tem acesso a Internet sem fio em todo a área :) finalmente!!!!

A viagem de Tallin para cá foi muito tranquila e a passagem pela fronteira mais ainda. Totalmente diferente da fronteira russa!

Riga é uma cidade diferente de Tallin, principalmente por um aspecto: ela é mais dura! Tallin é uma cidade como qualquer outra cidade para turistas com apelo histórico, ela funciona mais ou menos como uma Parati medieval ... tudo muito típico e simpático, feito para turista ficar feliz!

Aparentemente Riga, não! Primeiro que tudo aqui parece que está sendo reconstruído, é muito difícil virar uma esquina e não dar de cara com uma contrução um um guindaste. Além disso o "clima" da cidade é mais duro. Ela parece uma cidade carrancuda! Bom ... a partir de amanhã vamos tentar descobrir o que acontece!

Já estamos ficando malucos com as trocas de idiomas! A Sil já tá ficando feliz quando alguém fala russo e ela pode entender alguma coisa ... e eu tô começando a criar o índice café expresso de preços para ter um pouco de noção de preço.

Mais um post sem fotos! Eu sei tô cada dia mais em dívida, mas tá sobrando pouco tempo para preparar as fotos. Mas, de qualquer forma vem uma hora!

[]'s
Ed

domingo, outubro 22, 2006

Em Tallim

Depois de oito horas de estrada, incluindo 2 horas perdidas na fronteira entre a Rússia e a Estonia, chegamos em Tallim.

Jantamos no mais tradicional restaurante medieval da cidade, onde você pode comer sem usar talheres. O mais inclivel é a mistura de sabores e aromas que não existem nos trópicos.

A capital da Estonia é muito bonita, principalmente o centro antigo. Eles souberam muito bem como aproveitar a liberdade e transformar a sua história em um bom negócio turistico.

Amanhã vamos para Riga!

Continuo devendo fotos de St Petersburgo e agora de Tallim

[]'s
Ed