sábado, outubro 28, 2006

Riga e a sua alma

obs: esse post nao possui assentos :)

Quando estavamos em Tallim as pessoas comentavam que Riga era uma cidade muito melhor e que iriamos gostar muito pois era mais moderna.

Pois quando chegamos na rodoviaria perto do centro velho, a alma de Riga se mostrou. Ela eh uma senhora sofrida e cheia de cicatrizes como as camponesas que vimos em fotos em seu museu e ela faz questao de deixar isso bem claro! Os restos do seu passado medieval estao distruidos e enterrados pelos dominadores Russos (pos e pre era Sovietica) e Alemaes. Nao existe um sorriso convidando para conhecer a sua historia, como acontece em Tallim, no lugar voce recebe uma mao, que poderia ser de uma das senhoras que pedem esmolas na rodoviaria, que te guia pelas suas feridas transformadas em ruas em reconstrucao.

Enteressante que, apesar de nada estar pronto em Riga, a sua memoria se mantem em museus que mais parecem poroes sem nenhuma identificacao, o seu acervo eh mais importante do que o predio que o abriga. "A cultura Leta eh mais importante!" como diz a nossa guia.

A Letonia ficou reduzida a um terco da sua populacao apos a II Grande Guerra, so que o pos guerra nao foi de recuperacao como em outros paises europeus, mas sim de mais sofrimento. Os seus jovens foram mandados para os Gulags e a ocupacao sovietica comecou a cobrar os seus impostos.

Interessante que isso ocorreu na Estonia tambem, mas la esse peso parece ter sido "colocado" em outro canto, pelo menos nao muito perto dos turistas.

A guia que estava conosco durante o passeio para fora de Riga deixava claro o tempo todo cada detalhe do peso que foi a dominacao sovietica, a ponto de nao conseguir entender porque estavamos interessados em conhecer o memorial do campo de concentracao judeu que os nazistas mantinham perto da cidade: "por que conhecer esse lugar? Aconteceram coisas tao terriveis com o povo da Letonia e nao existem monumentos a isso" Ela se engana, o centro de Riga e seus museos fazem esse papel muito bem.

[]'s
Ed

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal Ed! Parabens pelos relatos, que mundo diferente do nosso! Estou aprendendo bastante...

Abraços

Marcos